Um testemunho de como é possível destruir esta terrível doença e ser FELIZ!

.Desabafos recentes

. Vitória

. Feliz

. Dias bons

. Sobretudo medo

. Sobretudo medo

. Aprovada

. O tempo não chega

. Para a frente é que é o c...

. É agora ou nunca

. Indefenida

. O lobo

. Hoje

. Conclusão da consulta

. Com certezas

. Férias

. Aqui... Jamais fingirei

. O início do fim

. Eu mando

. Por favor

. Ao acaso

. Aprender

. Caminhar

. É mesmo possível

. Quem disse que era fácil?

. Mais um passo

.Arquivos

. Junho 2011

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.Outros Blogs

blogs SAPO

.subscrever feeds

Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007

Sofrida

Ontem fomos ver a minha tia a Lisboa e aproveitámos para fazer umas compras. Foi um dia profundamente triste.
O meu pai é tão injusto para mim… De manhã começou a gritar comigo, a chamar-me nomes com promessas que faz isto e aquilo, porque já havia pouco Bolo Rei e quando chegou a casa, pronto para sairmos, ainda estava na casa de banho (porque estive a tomar banho e ainda não estava pronta!) e puxei o autoclismo. O que ele interpreta como “estiveste a vomitar!”. Passei a viagem toda de olhos fechados a chorar. Dói tanto, tanto…! Sinto-me tão triste. Ao lanche disse para mim “Deixa passar esta fase de testes que vais ver o que vai acontecer.” Eu perguntei o que estava a pensar fazer e ele disse “Vais começar a entrar nos eixos! Não se admite que não comas um pouco de arroz, carne, nem massa…”. À vinda disse “Os teus pais estão a ficar doentes, nós não duramos para sempre e depois pode ser tarde de mais”, “Ai de ti que ‘arranjes’ uma doença por causa destas parvoíces!”
Eles não sonham o quanto sofro por isto! Não estou a falar do que passo diariamente por causa da doença, mas porque eles são frios comigo. 
Eles só pioram a situação tratando-me assim, estão-me sempre a deitar a baixo. Qualquer coisa que eu digo eles respondem que sou infantil e não sei o que digo. Estivemos a ver de uma botas de cano alto para mim, mas nenhumas me serviam porque me ficavam larguíssimas na perna e ele só dizia “Cresce!” e saía. Se não gostava das camisolas que ele me mostrava dizia que não tenho gosto. Está sempre a dizer mal do meu cabelo dizendo “pareces uma bruxa com este cabelo”, quer a toda a força que corte o cabelo e a minha mãe está sempre a repreender-me por ter as costas tortas. Ontem quando me ia deitar o meu pai era assim para mim “O que é isso que tens aí na cara?” E eu “é uma borbulha” e ele olha para mim a abanar a cabeça com cara de nojo, porque para ele uma borbulha assim é sinal de que ando a vomitar. E foi assim o meu dia.
 

Agora digam-me como é que eu consigo “largar” a doença se me sinto rebaixada e humilhada constantemente pelos meus pais, não tenho nenhuma vida social, não sei se este ano consigo mudar de curso e os meus dias são um inferno? Ando profundamente triste… Mesmo triste percebem? Só me apetece chorar é uma dor tão forte que sinto no peito. São tão injustos…

Sinto-me: triste, humilhada, rebaixada..
Publicado por Aninhas às 13:45
Link do post | Comente | Adicione aos favoritos
24 comentários:
De o_meu_outro_eu a 3 de Dezembro de 2007 às 14:11
Aninha.. vi à net rapidinho só para responder aos comentários que tinha no meu blog mas vi que tinhas escrito hoje.. vi o título.. li e não consigo sair de casa sem dizer algo.
provavelmente deves estar em casa estes dias para estudar e sei (espero) que vejas o meu apoio o mais rápido possível.
posso não dizer nada de jeito, até porque estou com imensa pressa para ir para a consulta, mas nunca te esqueças que tens sempre alguém que te compreende.
imagino o quanto choraste ao escrever este texto. imagino o quanto sofreste este fim de semana.
oh minha querida isto é tudo tão difícil...
tenta comer um pouquinho mais quando estás com os teus pais (eu sei que é difícil e na verdade não sou ninguém para dar tal conselho) ou então fala com o teu pai ou a tua mãe, o que te deres melhor e mostra-lhe que te queres curar, que queres ficar boa e seres a menina que eles desejam (saudável, forte, lutadora!) mas que para isso eles não te podem fazer tanta pressão. têm de te apoiar ou no mínimo deixarem-se estar calados e não dizerem disparates. para nós qualquer coisinha que eles digam magoa.. eu sei..
sabes, também os nossos pais e as pessoas que nos amam estão saturadas disto tudo! Temos de ser fortes e arranjar pequenas soluções aos pouquinhos.
tenho mesmo de ir linda... tenta ficar bem. Lava essa cara pega nos livros e vai para um centro comercial estudar! vamos ser fortes sim?
um abraço bem apertado
De Aninhas a 4 de Dezembro de 2007 às 17:11
Olá minha linda. Fiquei a sentir-me mal pq só li agr o teu comentário. N vim cá ontem pq tive hoje freq mas serve para agr pq esta luta continua...

MUITO obrigada! =') É óptimo sentir o teu apoio!
Muitos abracinhos. Espero que a consulta tenha corrido bem ;) *******************
De handsoftime a 3 de Dezembro de 2007 às 17:20
Olá! Eu vim cá ter através da Enarot que te atribuiu o prémio! Passei um tempão a ler todos os teus posts e sinceramente há muito que ouço falar desta doença mas nunca tinha lido relatos na primeira pessoa! Realmente deve ser muito dificil ultrapassar esta doença :( Por incrivel que pareça eu tenho a tua situação na forma invertida! Sou magra e queria tanto engordar! Mas a minha constituição é mesmo assim e desde sempre fui magra e quando ouço os teus relatos acho-os impressionantes! Quanto à tristeza terás mesmo de ir buscar forças ao fundinho do teu interior pois a tristeza só te põe para baixo e nada te ajuda! Força! E quando precisares é só dizer!
De Aninhas a 4 de Dezembro de 2007 às 19:19
: ) Fiquei contente pelo teu interesse e compreensão. Mt obrigada pela força! Beijinhos*

PS: n consigo entrar no teu blog! =/
De handsoftime a 4 de Dezembro de 2007 às 23:36
Estranho! tenta : http://myhandsoftime.blogspot.com

Espero que estejas melhor! Fica bem!
De lista de casinos seguros a 24 de Abril de 2009 às 14:16
Tive el mismo problema (de querer ganar peso y no lograr hacerlo). Eso tiene que ver con tu metabolismo. Con los años, eso pasará, no te preocupes. No soy gorda ni nada que se parezca, pero hice analisis y el médico confirmó que es metabólico y recomendó ejercício para ganar peso muscular.
De Alguem (= a 3 de Dezembro de 2007 às 19:13
experimenta estar um fim de semana em contacto com os teus pais , come quando eles comerem e o que eles comerem (tudo mesmo) . mostra lhe que es normal , que queres melhorar . faz uma guerra em casa , diz que estas farta de tudo , que eles nao sofrem mais que tu .
tenta sair dessa triteza .
ano novo , vida nova .. FORÇA !

> se eu não gostar de mim , quem gostará ? (lembra-ter disso (= )
a beleza nao esta por fora , apesar de muitos dizerem que sim .

ja fui como tu , num mês emagreci 6 quilos.
para uma morta viva . não conseguia sequer dormir bem . sentia me mal quando comia algo . ficava sozinha diz e dias . ia para a praia e olhava para o corpo de todos . os meus pais andavam de rastos . era feliz ? nao .

tenho um 1,66
tenho 56kg
--> sou feliz .
balança ? nem perto nem longe . ja me é indiferente.
emagreço , engordo .
---> sou feliz .

tens 19 anos , uma vida pela frente .
aproveita isso .

vou passando por aqui , vou lendo o que escreves .
espero melhores noticias para a proxima .

lembra-te que toda a gente te apoia .


um beijinho *
De Aninhas a 4 de Dezembro de 2007 às 19:24
N sei se fazer uma "guerra em casa" seria a melhor solução : ) Mas obrigada pelo apoio. Gostei das tuas palavras. Ainda bem que estás curada! É mt bom ouvir que agora consegues pensar assim e sentires-te tão livre.
Um beijinho*
De AB a 4 de Dezembro de 2007 às 11:09
minha querida Aninhas:
como disse a meu outro eu, entendo tao bem o que aqui escreves, a tua dor, o teu sofrimento e acho que o comentario dela foi mt oportuno mesmo.. teus pais devem estar saturados, mas tu NAO TENS CULPA e se eles sofrem tu sofres mais ainda com o teu sofrimento ( e só o teu é maior do que o deles) e com o deles...
eu acho que eles deveria ter ajuda de um profissional (eu pensei que a tua psicologa tb fizesse terapia familiar que deve ser mt importante nestes casos), porque sozinhos deve ser mt dificil lidar com uma situaçao dessas. No meu caso como te disse foi diferente pk eu já vivia fora da casa de meus pais quando a doença apareceu e só la ia aos fins de semana e m mae tentava nao me massacrar...
mas um dia senti isso que sentiste quando numa ivagem de amigos ao estrangeiro (em que alguns sabiam da doença) só de ir à casa de banho me olhavam com um ar recriminador.. estragou-me por completo a viagem, andei sempre deprimida... apetecia-me mandar todos p´ro inferno entendes? ia desde a dor á raiva os meus sentimentos!! porque? porque aquelas censuras vinheam de pessoas que gostavam mt de mim mas nao imaginavam os estilhaços que isso provocava em mim... quando passou a ser a drª dulce a fazer juizos sobre a doença aí sim passei a aceitar o que ela dizia e reflectia - depois de mta lagrima derramada se necessario fosse - sobre as verdades ditas, porque ditas por quem sabe o quanto esta doença nos faz sofrer, uma pessoa que não diz as coisas sem pensar no sofrimento que esta doenaç nos causa.. é mt diferente ouvir verdades conscientes e preprositadas que nos fazem caminhar na doença, do que ouvir juizos que nos enterram cada vez mais (refiro-me a alguns amigos/conhecidos meus, a medicos psiquiatras até - que me seguriam de forma errada e pouco profissional)... por isso querida Aninhas te entendo e tb nao posso deixar de entender os tues pais que têmd e ser desculpados porque te amam demais: pf que eles procurem ajuda para eles..
bjksss
De nuno a 4 de Dezembro de 2007 às 14:49
olá! É triste os teus Pais resmungarem tt contigo. Tu já te sentes muito mal contigo própria, e depois os teus Pais resmungam contigo e tu ficas ainda mais triste. Por um lado, entendo-os.....ou seja, o que não está correcto é a maneira com que eles te falam, o que não está correcto! Não concordo que resmungem ctg, mas compreendo o lado deles. Eles resmungam assim porque te Amam e só que querem que fiques boazinha! Pode demorar tempo a recuperares, mas tu com ajuda ( principalmente de todas as raparigas que comentam o teu espaço), tu vais conseguir dar um passo para a recuperação! Mas também era bom que eles te falassem com mais calma. beijos para ti e para todas as comentadoras...Força Meninas e Ana Mia! um abraço
De Aninhas a 4 de Dezembro de 2007 às 19:30
Obrigada nuno pelas palavras de apoio.
Beijinhos
De Anónimo a 4 de Dezembro de 2007 às 15:01
Olá...Penso que os teus pais não te querem tratar como uma coitadinha.... eles querem e precisam que espevites.. Por isso te dizem as coisas assim, agora se sofres com isso fala com eles sem tensões nem discussões... vai ver que tudo se vai encaizando aos poucos.. bj e fica bem
De AB a 4 de Dezembro de 2007 às 15:08
concordo que nao nos devam tratar como coitadinhas, que nao tenham pena de nós.. .. mas pf procurem alguem que os ajude a a saber a melhor forma de nos ajudar e tb de os ajudar a eles.. só isso que lhes peço, nada mais..
De Aninhas a 4 de Dezembro de 2007 às 19:36
Olá.
Tens razão a mlhr solução seria conversar com eles e esclarecer as coisas mas é tão dificil começar uma conversa com eles sobre isto... Eles estão tão certos que eles é que têm razão (pq eu é que estou doente e não vejo as coisas como devem ser) e não me dão credebilidade nenhuma acham que td o que digo está errado.

Um beijinho e obrigada*
De AB a 4 de Dezembro de 2007 às 15:45
Aninhas, na tentativa de te poderd ar algum conselho mais util fui ao site do nucleo de doenças do comportamento alimentar. Lá tens mta informaçao cientifica (a associaçao é presidida pela drª dulce bouça que foi quem me salvou a vida como te disse) e tb tens testemunhos bem reais de pessoas que já passaram e outras que estão a passar por estas doenças.
Experimenta a visitar o site:
www.comportamentoalimentar.pt
guarda nos favoritos e tenta ir acompanhando as noticias que lá vão saindo.
oxalá por aí consigas sentir-te um pouco menos só na incompreensao que estas doenças suscitam por parte das pessoas em geral, mas que esse site sirva tb para veres a luta que mtas doentes travaram para sair disso ou para ir caminhando no sentido ca cura... qualquer passo nesse sentido, por mais pequeno que seja, é sempre benvindo... é sempre possivel sair disso e VALE SEMPRE A PENA!!
bjs
De AB a 4 de Dezembro de 2007 às 18:01
Custa-me tanto ver-te assim: pf aninhas reage! tenta nao ficares tão sensivel aos comentarios dos teus pais (Que te Amam, nunca te esqueças).. agora me lembrei que tb se nao tivesse sido o meu namorado a encostar-me à parede eu talvez nao tivesse procurado ajuda a serio! nunca se sabe.. ele abanou-me, ameaçou deixar-me pk nao aguentava mais ver-me destruir.. e eu fiz um braço de ferro tamanho que fui tao ao fundo que depois tive mesmo de pedir ajuda com medo ou de morrer (estava por demais magra) ou de mais uma vez perder uma pessoa querida para a maldita doença...
esta doença maltrata-nos demais! só nos o sabemos, mas digo-vos isso nao para terem pena de vos proprias, nem para que tenham pena de nós... se nao houvesse cura aí sim teriam, mas existe CURA.. Por isso voces têm de lutar contra ela, com a AJUDA de quem sabe!
por nós só peço que reseitem o doente nada mais, mesmo que nao entendam a doença... e que quem as ama pf procure ajuda para si e para as doentes, porque sozinhos é mt dificil lidar com este monstro de doença que a todos consome..
bjs e mta força
De AN a 4 de Dezembro de 2007 às 18:05
Nota: desculpem eu por vezes falar incluindo-me no grupo dos doente e outras vezes como estando de fora, mas é que a situaçao ainda me é tao proxima que quase a sinto como minha... é passado, mas que nao posso apagar da minha vida, porque levou-me grande parte dela e quem dera nao vos roube tanta vida como roubou a mim.. por isso vos peço que lutem o mais que puderem, com a melhor ajuda medica que conseguirem e Portugal já tem tao bons especialistas nesta area como podem ver..
De AB a 4 de Dezembro de 2007 às 18:07
o comentario anterior ficou subscrito como AN.. era a AB.... ups..
De Aninhas a 4 de Dezembro de 2007 às 20:16
N te quero preocupada... n há necessidade
A minha mãe diz que não precisa de ir a Coimbra nem flr por tlf com a médica porque diz n ter nd para lhe dizer! Fiquei parva qd me disse isto... E o meu pai disse-me que para a semana ia cmg a Coimbra flr com a médica. Ao menos isso... É claro que vai fzr queixinhas mas isso passa-me ao lado pq o que me interessa é que a médica fale c ele e esclareça tudo. Só tenho mta pena que a minha mãe ache que n precisa de flr com a médica pq tenho a certeza que era capaz de andar mais despreocupada se ouvisse a médica.
Ontem telefonei à Doutora e ela mandou-me dzr aos meus pais para lá irem mas o que eu disse à mnh mãe foi que gostava que ela falasse c a médica. N tive coragem de dizer que foi a Dra que mandou pq iam ficar a pensar que eu é que ando a fzr "queixinhas"! Só espero que isto se resolva.

Obrigada pelas palavras de conforto. Um abraço

PS: era impossível os meus pais irem a esses grupos de apoio a familiares se eles nem falam c a médica. O meu pai só o faz para fazer queixas minhas e a minha mãe nc fala.
De AB a 5 de Dezembro de 2007 às 10:24
Querida Aninhas ouve o que a Andrea te diz.
Eu claro que consigo mt melhor perceber (e quase sentir) o teu sofrimento do que o dos tues pais... o deles consigo sim imaginar se me colocar por um pouco na situaçao deles... deve ser horrivel tb a sensaçao de impotencia!! mas oxalá nao deixassem o desespero tomar conta deles e procurassem ajuda!!
bj grande e eu vou estando por aqui sempre que puder!
acho que fizeste mt bem em falar com a doutora, faz sempre isso pf! era isso que te ia pedir ontem e falhou-me!
De Blair 20 a 4 de Dezembro de 2007 às 18:02
Oh linda, tu sabes cm eu te entendo...
Tenho 1boa relação com os meus pais em alguns aspectos, mas qdo toca a questões alimentares o sofrimento e os conflitos são inúmeros, por razões óbvias.

A hr das refeições é smp caótica: outros membros da familia podem repetir o prato, mas se for eu a querer servir-me de mais ouço logo "vais comer mais? N achas q já estás a abusar?!" o que é super constrangedor qdo há visitas lá em casa, sinto-me 1alarve e por vezes até desencadeiam aquela culpa q nos faz logo querer vomitar; evito ao máximo ir fazer necessidades ou lavar as mãos dp das refeições, pq se me dirigir à casa-de-banho interpretam logo cm se fosse vomitar!

Eu sei q é super complicado, sei cm sofres... N tenho truques para nd disto, nem há receitas milagrosas, mas talvez se eles notarem algum empenho no teu tratamnt n sejam tão bruscos e exigentes ctg.
Só te posso dizer q n estás sozinha, tds nós sofremos ao máximo a vivência desta doença e a degradação das relações.

Abstrai-te 1pouco, vai dar 1passeio, ver montras, fica a estudar 1pouco na biblioteca. E cm alguém já disse, tenta fazer as refeições como td a familia e comer o mm... Talvez ajude.
Mt força, Aninha, tds estamos ctg, no fundo estamos juntas nesta luta!
De Aninhas a 4 de Dezembro de 2007 às 20:22
Pois é linda. Isto é um mal gerar.
Custa mt ouvir certas palavras, expressões e comportamentos das pessoas que mais queremos... =( Falando por mim os meus pais são as pessoas mais importantes para mim, são tudo o que eu tenho e custa-me vê-los passar por isto e ainda por cima eu sou a causa do sofrimento deles!
Desculpa o meu ânimo.

Um grande grande beijinho!!**
PS: como nos entendemos...
De andreia fernandes a 4 de Dezembro de 2007 às 22:08
oh miga imagino que não tem sido nada fácil para ti.embora os teus pais reajam assim ,para te fazer ver o q eles querem que vejas ,nos aqui sabemos que não é o melhor caminho.mas eles querem muito mostrar-se frios para que sejas rija e vejas a realidade.teem medo de te perder ,tudo coisas que tu já sabes.optimo seria que te entregasses á ajuda da tua familia que cada vez mais desespera por não te conseguir moldar á maneira que eles mais acham correcto.tu sabes que tudo o q eles te dizem é puro desespero,não sabem lidar com a tua situação ,eles de maneira alguma te querem magoar .dizem-te tudo isso porque axam talvez que ja te disseram de varias maneiras e tu não reagiste ,ora talvez estejam tão desiludidos com eles propios por não te conseguirem ajudar que reagem assim.no meio disto tudo sofres tu e sofrem eles.imagino o quão dificil deve ser uns pais verem a sua filha a viver o que tu tás a viver.mas apesar de tudo isto,tens que te lembrar que á dias bons ,dias maus ,e dias menos bons .tens de erguer a cabeca e teres bem ciente essa tua cabeça os teus pais de maneira alguma te querem magoar.apenas não sabem como chegar até ti, e tu sabes que a pessoa mais impotante na vida és tu....és tu.muitos beijos e força ,muita força
De Aninhas a 5 de Dezembro de 2007 às 12:39
Olá minha linda.
Tens toda a razão e sei que sabes que penso da mesma maneira. Eu venho aqui desabafar aquilo que não posso dzr a mais ng, nem à médica. É aqui que consigo arranjar forças para continuar. É aqui que leio as palavras de pessoas maravilhosas como tu que se esforçam para me ver bem.
N tnh como agradecer! N mereco nada disto. Só consigo agradecer. Tu foste a primeira pessoa que aqui conheci aqui e a que me marcou mais. És fantástica, um exemplo de força e coragem!
Um abracinhooooooo, tu sabes como é? :)

Comentar post

.Mais sobre mim

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Dados gerais

Tive uma anorexia nervosa com crises bulímicas tratada e cuidada no HUC, onde ainda estou a ser acompanhada. Consegui atingir todos os meus objectivos, sou feliz e deixo aqui o meu testemunho em como é POSSÍVEL acabar com todo o sofrimento e dor que esta doença me trouxe.

.tags

. todas as tags

.Dos que mais gosto

. Feliz

. Férias

. Para ti... sorrio

. Conclusão da consulta

. Sofrida

. É agora ou nunca

. O lobo

. Mudar de vida

. A vida que eu levo

. Pensamentos contraditório...