Um testemunho de como é possível destruir esta terrível doença e ser FELIZ!

.Desabafos recentes

. Vitória

. Feliz

. Dias bons

. Sobretudo medo

. Sobretudo medo

. Aprovada

. O tempo não chega

. Para a frente é que é o c...

. É agora ou nunca

. Indefenida

. O lobo

. Hoje

. Conclusão da consulta

. Com certezas

. Férias

. Aqui... Jamais fingirei

. O início do fim

. Eu mando

. Por favor

. Ao acaso

. Aprender

. Caminhar

. É mesmo possível

. Quem disse que era fácil?

. Mais um passo

.Arquivos

. Junho 2011

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.Outros Blogs

blogs SAPO

.subscrever feeds

Domingo, 16 de Março de 2008

Quem disse que era fácil?

Não é fácil não... Mas quem disse que era?!

 

Ontem à noite não conseguia dormir. Pensei que fosse dos cafés que bebi até às 13h. Mas a verdade é que tremia porque estava com fraqueza. Não queria acreditar. Recusava-me a ir comer. Tinha sido a festa de aninhos da minha afilhada linda. Comi 2 empadas quando cheguei, depois de cantar os parabéns comi o bolo de anos de chocolate (deliciosooo) e ainda repeti mas tive de ir deitar fora. Às 21h comi ainda caldo verde. Foi a carne das empadas, todo aquele açúcar e chocolate horroroso do bolo e a batata da sopa! O suficiente para não me autorizar a comer há 1h.

Enquanto tremia de fraqueza comecei  a pensar que precisava de perder peso e que se quisesse conseguia voltar a fazer a minha dieta. Tive vontade de chorar não queria dar ouvidos àqueles pensamentos doentios e não me queria render à comida. Mas pensei: "Afinal o que é que quero? Aproveitar os meus quase 20 anos com tudo o que há de bom para se viver ou viver presa numa luta sem sentido que só me traz infelicidade?" A resposta veio naturalmente. Levantei-me, fui comer e adormeci.

Estaria a mentir se dissesse que não tive medo, que não me senti nervosa e que dormi como um anjinho. Mas só me interessa que quando  caio levanto-me de cabeça erguida e não me massacro com sentimentos auto-destrutivos que não me deixam continuar a caminhada.

 

Mas nem tudo está bem... Hoje menti ao meu pai disse que ia beber café com as minhas Amigas e fui para casa descontrolar-me. Embora a vontade de estar com elas fosse grande a vontade de me descontrolar era maior. Sinto vergonha do que fiz. Menti e dei ouvidos à parte insana da minha cabeça.

Tenho andado bastante descontrolada e não tenho saído tanto como devia. Tenho medo de me estar a desviar do caminho, tenho medo de engordar, tenho medo de não passar a B. e a I., tenho medo de não aguentar muito tempo sem grandes resultados.

 

Não quero que estas inseguranças me detenham! Sei o que quero e tenho a certeza do que não quero. Não quero nunca mais voltar a sentir o que senti nas férias do Verão por isso não posso andar para trás.

Sinto-me: desanimada
Publicado por Aninhas às 22:26
Link do post | Comente | Adicione aos favoritos
23 comentários:
De AB a 17 de Março de 2008 às 10:50
Minha querida, se te disser que te entendo e que fiz tudo isso e tm mais penso que vais acreditar.. penso que a tua mentira é mais do que compreensivel e desculpavel até, foi uma mentira imposta pela doença e para evitar juizos de censura que nao ias aguentar no estado de fragilidade em que te encontras. fala com a tua psiquiatra ou psicologa, mas penso que nao tens de te martirizar por isso.
eu nunca tive os pais envolvidos na terapia, pk qdo a tive já foi numa altura da vida em que eu era bastante adulta e autonoma, mas nao sei se os teus estao ou nao envolvidos nela e se falam com a terapeuta (isso tem de ser mesmo feito segundo me apercebo junto do que a m medica faz com as suas doentes, pk penso que é aí que se combina o espaço de cada um.), mas acredita que mesmo com o meu namorado, que mt amava e mt me ajudou ("peça" fundamental para a cura, pk me encostou à parede e me fez escolher quase entre a doença e ele e eu, com medo de mais um perda na minha vida e com medo de mtas outras coisas, acabei por procurar a drª dulce e só aí ter a ajuda certa), nao contava tudo.. para que? tinha que o poupar, penso que seria cruel demais estar a contar-lhe todos os pormenores. mas tb era a aunica pessoa a quem eu nao omotia, sempre que me telefonava para sair e eu estava no tal momento initmop da comida, que nao "podia"... imagino o quanto isto lhe doia, mas talvez nem fosse necessario tanta abertura sabes.. hoje vejo que é algo mt nosso e que por isso cabe-nos a nós sair das garras dessa doença, com ajuda sim e da melhor, para aproveitar o que de maravilhosso existe à nossa volta e que é por demais lindo para ficar aprisonionada por essa maldita doença de Medos e prisoes..
ps: é normal que te sintas com fome: hoje vejo como estou calma quando estou p ex com o meu namorado.. antigamenta andava sp com fome, mm depois de ter comido, tinha que enganar a fome ou com descafeinado, ou agua, ou leite, ou uma bolacha.. mas aprendi no tratamento que tudo isso é normal, pk nós estamos desnutridas e o nosso organismo acumula anos de fome... e mesmo as meninas que têm anorexia pura e que pensam nao ter fome tb têm mta fome, estao é constantemente a engana-la.. é uma violencia mt grande aninhas.. o nosso corpo nao merece e nós em geral mt menos: nao podemos separar o nosso corpo de nós, eu costuma dizer qdo estava doente que o meu corpo nao era meu já, era da doença pk ela é que dava os comandos todoas, mas NAO PODE SER: NOSSSO CORPO È NOSSO e vais consegui-lo ter de volta sem o transformar quase nada acredita, apenas fortalece-lo ...
bjs e estou sp por aqui mm que nao venha sempre (vouitb tirar umas ferias, mas vcs tao sp cmg no m coraçao)
De Aninhas a 18 de Março de 2008 às 23:28
Tens razão. Hoje na consulta a médica falou-me de uma experiência que fizeram com presidiários nos EUA que veio mudar mta coisa acerca da anoréxia nervosa. Eles passaram fome 6 meses e tiveram todos os comportamentos que nós temos. Desce sonhar com comida, dormir mal, passar muito frio, comer devagar, estarem deprimidos, etc. E passado 3 anos eles continuaram com obsessão por comida! Só porque passaram fome durante apenas 6 meses. Assusta-me imenso pensar que vou continuar anos com tanta vontade de comer. Eu acabo de comer e nunca estou satisfeita é horrível! E continuo a estar sempre a pensar em comida. Mas a mnh médica diz que enquanto não atingir o peso normal mínimo vai continuar. =( Consigo também foi assim AB?
Outra coisa. Os encefalogramas desses presos são idênticos aos de pessoas com depressão crónica!
De AB a 19 de Março de 2008 às 15:35
olha Aninhas eu confesso que de inicio sentia mais fome do que as outras pessoas e isso causava-me até um certo embaraço (perante os que sabiam da doença claro) eles dizerem-me que estavam satisfeitos com menos comida do que eu. eu ficava satisfeita apenas com o que estava no plano alimentar e dali a uma hora já pensava novamente a pensar em como preparar a refeiçao seguinte (mas observando sempre os horarios das refeiçoes claro).. falei à m medica e ela disse ser perfeitamente normal tanto a fome (devido a ter passado mts anos de fome e o organismos estar a rrequilibrar-se, mas que iria passar com o tempo), como o gostar de preparar a comida, pk passei anos sem ligar a nada.. agora aninhas digo-te com toda a franqueza que estou mt mas mt diferente: já nao penso entre as refeiçoes em comida, só me lembro quando se aproxima a hora e o estomago realmente começa a dar sinal.. já nao tenho as defesas que tinha de me deitar mt cedo para nao me dar fome à noite (que durante a doença era o periodo do dia masi critico para mim) , faço tudo como qualquer outra pessoa, excepto deixar de comer de 3 em 3 horas...é incrivel como o organismo se readapta depois de tantos anos de fome e privaçao!! Vai em frente, vai sem medos, confia!! Ontem tb me lembrei duma coisa por causa da Cris querer para duma só vez: se nao conseguirmos duma só vez, vamos aos poucos, o que interessa é ir melhorando a alimentaçao para tudo o resto tb ir melhorando..
bjs e tranquila tá? eu sou o exemplo "vivo" (nao me estou a gabar (até pk tenho sp presente o medo de que tudo pode voltar atras, é um medo com o qual tenho que viver mas que nao me pode impedir de ser feliz ou caminhar), nem a contrariar esses estudos, estou apenas a dizer o que se passou comigo.
PS: se nao nos falarmos antes da pascoa, que tudo te corra pelo melhor e tenta distrair-te um pouquinho. bjs
De cris a 17 de Março de 2008 às 15:32
Olá Aninhas,
Não desanimes. É muito complicado conseguirmos resistir à doença. É muito complicado resistir à vontade de nos "enterrarmos" na comida. Só nós que sentimos isso sabemos o como é impossível resistir, mesmo sabendo que estamos a fazer mal.
Mas tens que manter esse pensamento de que, mesmo quando cais, voltas a levantar-te com a cabeça erguida.
Uma coisa que escrevi ontem no meu blog e que me tenho vindo a aperceber, é que devemos afastar os pensamentos de revolta. Muitas das vezes, quando tinha (espero não estar a mentir ao falar no passado...) crises, a seguir sentia uma revolta muito grande. Chegava mesmo a sentir mesmo raiva de mim, ou da situação, não sei... Mas a verdade é que isso nos faz ficar nervosas, e não nos deixa ter a tranquilidade e serenidades necessárias para escolher o caminho certo. Muitas vezes as crises podem ser evitadas se nos conseguirmos acalmar e conseguirmos reflectir se há alguma vantagem em ceder à crise.`Normalmente numa altura de descontrolo (tal como o nome indica) estamos demasiado nervosas para ver as coisas. Nessa altura não podemos ouvir o nosso corpo (porque na realidade não é ele a falar) e devemos fazer o que sabemos estar certo, mesmo sem SENTIR que é isso que está certo. Ao fim de algum tempo, quando nos acalmamos, já conseguimos sentir que era mesmo isso que estava certo.
É muito dificil conseguir fazer isto. Eu consigo às vezes, esforço-me por conseguir, mas há outras vezes em que não sou capaz. Mas continuo a lutar.
Por isso, tenta deixar no passado estas últimas crises e pensa no próximi minuto como um minuto completamente novo, em que estás a iniciar a luta. Não fiques agarrada aos maus momentos nem deixes que eles condicionem o que vem a seguir.

Eu conheço be, o teu sofrimento. Quem dera que não conhecesse. Neste momento, se estivesse junto de ti, dava-te um abraço, para sentires que não estás sózinha. Sente esse abraço e nunca desistas da cura. Tenho a certeza (pelo que tenho acompanhado até agora) que vais conseguir.
E, tal como a AB diz, procura a ajuda dos teus médicos. Não desistas nunca de ti!
De nuno a 17 de Março de 2008 às 19:14
olá Ana! Talvez uma mentira dessas seja natural, ao princípio. Ficar em casa, ás vezes não é bom! Tens de sair com os teus amigos, divertir-te e se te apetecer comer alguma coisa ( sim, pk os bares normalmente, n têm nada que se coma ), levar um kinder bueno, um twix ou kit kat e comes. Tens que caminhar para a próxima etapa, para a recuperação! Gostei muito do título " a vida de uma futura ex-anoréctica". Tens que ser optimista e daqui a uns meses esse problema estará ultrapassado. beijos e uma boa recuperação! Um abraço *******[]
De AB a 18 de Março de 2008 às 15:17
O Nuno é um Amigo de verdade e mt importante para a Aninhas..
continue p.f. a dar-lhe sp este apoio.
ps: em vez dum kinder talvez umas bolachas integrais, ou daquelas barras de cerais que agora existem ou algo nutritivo mas nao tao calorico como o chocolate, nao sei .. lol (desculpe, mas era o meu conselho pk talvez se ela comer algo doce tenha a tentaçao de por fora e se for algo mais saudavel nao o faça).
bjs
De handsoftime a 19 de Março de 2008 às 15:36
Aninha, um passo de cada vez! Eu acredito em ti! Não temas os fracassos fazem parte da vida :) levanta-te e volta a andar!
De andriuska a 19 de Março de 2008 às 18:41
vejo em ti uma grande mudança,acredita.quando te conheci pela primeira vez via net conheci uma pessoa a redescobrir-se e com muitas inseguranças,hoje encotro em ti uma rapariga muito mais confiante e capaz das coisas.ana continua com a tua força e continua tambem a dar te com pessoas reais,é muito bom saber que aqui encontrás-te pessoas muito sábias e muito amigas que te podem ajudar e te dar aquele apoio emocional que tanto precisas ,mas e depois veem as pessoas reais ,aquelas que despertam o sorriso rasgado que eu vi na tua cara (lindooooooooo).
porque essas pessoas são aquelas que te abraçam e te puxam para a vida e te dão ideias palpáveis ,como sair do ninho e passear, desvairar, como uma rapariga da tua idade .tu tens muito para dar e acredita ana tu tás muito mais alegre ,eu acredito até que tenhas vivido muitos momentos de felicidade ultimamente e na minha opinião são esses momentos e essas pessoas que tens que agarrar com unhas e dentes,deixa-te levar por eles ,são milagrosos ,eu digo-te isso com muita persistensia.acredita amiga porque eu também acredito .eu nunca me esqueço de ti ana,tu sabes disso,contigo tambem aprendi muito e quero aprender ainda maisssss.muitos beijos para ti ana e para todos voces (amigos da ana )
De cafécomleite a 20 de Março de 2008 às 02:50
Nunca ficamos verdadeiramente curadas...Uma ex-anorectica será sempre uma ex-anorectica.
Continuo a ter uma relação estranha com a comida e com o meu corpo mas que hoje olhando para traz posso dizer que é normal.
Fiquei com sequelas que nunca mais as vou curar, genero, baixa auto-estima,falta de confiança em mim, medo de perder o afecto dos outros, medo de estar sozinha.
Trabalho num hospital como enfermeira de Pediatria, sou casada com o grande amor da minha vida, tenho uma familia fantástica e uns verdadeiros amigos...Pode dizer-se que para muitos tenho o que se considera uma vida fantástica...Contudo por vezes sinto que falta algo e acho que isto são também marcas do que já passou...
Quero dizer-te que o caminho não é fácil e só começei a sentir-me curada quando começei a trabalhar à sete anos. Quando me deparei com o sofrimento das pessoas, com os pais das crianças que tratava, com a morte...interiorizei e realmente apercebi-me que só poderia enfrentar isso e ser útil quando enfrentasse o meu verdadeiro problema.E claro depois começei a pensar o que deviam passar os meus pais e os meus amigos.
Vi o quanto as pessoas que tem pouco são felizes e se contentam só com um sorriso.
Por isso agarrei-me aos meus verdadeiros amigos, ao meu namorado actual marido aos meus pais e á minha profissão e tentei seguir em frente.
Cada dia é uma batalha, mas hoje apercebo-me que a vida tem tantas coisas boas que é pecado não as aproveitar.
Não estamos a prejudicar ninguém...só nos prejudicamos a nós.E Deus quer a felicidade de cada um de nós e todos temos uma missão neste mundo.
Por isso acredita que é possivel.
Vai de encontro ao teu lugar neste mundo ou deixa que ele te encontra.Acredita que também podes ser feliz.
Vê o quanto és especial...Pois uma pessoa que passou tanto como tu já passaste é muito forte.Outros sucumbiriam ao primeiro obstáculo.
Pensa nisso...Pensa o porquê de destruires um ser fantástico como tu que pode ser feliz como os outros e acima de tudo fazer feliz.
Hoje digo-te que sou feliz pois aceitei ser feliz e tento aceitar todos os dias ainda que como te digo ainda tenho os meus momentos.
Acredita que também mereces
Beijos
De AB a 20 de Março de 2008 às 10:34
Concordo em parte ctg café com leite, mas nao sei se foi por ter sofrido tanto anos que agora me sinto mt feliz mm com alguns medos (o maior é o de voltar atrás). Em relaçao á comida a minha medica vai-me acompanhando e caminho para uma alimentaçao cada vez mais normal (eu não quero diexar as consultas dela tb por isso, pk qualquer duvida que tenha sb alimentaçao nao quero arriscar sem me esclarecer com ela.. foram mts anos de martirio, tenho mt medo de voltar atras...). Admiro p ex amigos meus e namorado que comem que dá gosto ver, sem medos e sem qq problema (dentadas enormes lol), mas por outro lado vejo pessoas - mulheres sobretudo - "normais" procupadas com a linha, umas por motivos de saude (tiroide, etc), outras apenas pk nao querem ser gordas, e que tentam levar uma alimentaçao cuidada, o que nao implica privar-se por completo do que gostam, só que de vez em quando. porque nao fazermos o mesmo? claro que exige um esforço mas acabamos por nos habituar e o esforço vira prazer até.
A m auto estima nao é de longe a que era, a seugrança tb nao, tudo melhorou graças a Deus!!: eu penso que talvez a minha diferença da vossa foi que andei mts anos no fundo do poço e agora o que vos pode parecer pouco para mim é mt, é bom por demais!! só nao quero mesmo é voltar atras., pk esta vida é maravilhosa e todas nós merecemos a felicidade como dizes!!
Mas no fundo uma ex anorectica talvez corra mais riscos de mais tarde, perante alugma situaçao da vida mais complicada, se refugiar nessa maldita doença, mas acho que nao devemos viver presas a hipoteses e mt menos sacrificar o nosso corpo, saude fisica e mental por causa de hipoteses que podem até nunca se concretizar...
querida cafecomleite fico mt feliz pela vida que levas e com o historial que tiveste aproveita para estares atenta na tua profissao a estes casos e fazer dele uma mais valia profissional e pessoal! Tb conheço uma menina que está a terminar medicina e que teve anorexia e espero que um dia possa com a sua histoiria de doença ajudar na sua profissao mtas doentes como nós..
é isso que tb espero da Aninhas e mtas outras que estão nas areas da saude..
bjs a todas e uma Pascoa feliz!
Vamos caminhar todas em frente.. umas mais à frente, outras menos, mas todas no sentido da cura, mesmo que nao seja uma cura total, mas a que nos permita ter um pouco mais de Felicidade...
De AB a 20 de Março de 2008 às 11:01
obs: quando eu disse que caminhava para uma alimentaçao cada vez mais normal, queria dizer mais diversificada, pk ela já é normal dd a altura em que fiz o tratamento ... na altura só nao lidava bem com o "tudo" que devemos comer de vez em quando, ou seja, doces ou gorduras.. prefiro sempre uma alimntaçao á base de grelhados e assados (sempre com os acompanhamentos que aprendi toda a gente deve ter na sua alimantaçao: arroz/batata e legumes, para além da sopa e da fruta), só que tneho de aprender de vez em quando a comer uns docinhos e tb uns fritos mas só de quando em quando e já vou fazendo isso .. pk a m medica ensinou-nos que nós podemos comer de tudo (nao é uma doença de dieteas) desde que com moderaçao..
De nuno a 20 de Março de 2008 às 12:57
bem visto AB! Sim, de facto umas bolachas integrais são bem melhores! Beijos para ti Ab e força para todas! Boa Páscoa para todas! Beijos Aninhas.
De Mafalda a 27 de Março de 2008 às 21:12
oi...

ha mt k n tinh oportunidd d paxr aki..
gstei d part do k li, kers lutar contra a doença, PARABENS!:)
a parte do descontrolo n e tao boa noticia realment, mas vais ver k superas ixu!;)

vais aproveitar os teus 20 anos e vais conseguir entrar no curso k eu sei, na terra k eu ca sei ;)

bju*
De lunnah a 1 de Abril de 2008 às 15:48
MTA FORÇA minha linda...
como te entendo...
De nuno a 1 de Abril de 2008 às 17:05
olá! Como é que te sentes? beijos e um bom estudo! força!

Comentar post

.Mais sobre mim

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Dados gerais

Tive uma anorexia nervosa com crises bulímicas tratada e cuidada no HUC, onde ainda estou a ser acompanhada. Consegui atingir todos os meus objectivos, sou feliz e deixo aqui o meu testemunho em como é POSSÍVEL acabar com todo o sofrimento e dor que esta doença me trouxe.

.tags

. todas as tags

.Dos que mais gosto

. Feliz

. Férias

. Para ti... sorrio

. Conclusão da consulta

. Sofrida

. É agora ou nunca

. O lobo

. Mudar de vida

. A vida que eu levo

. Pensamentos contraditório...